Texto: Sérgio Dias
Fotos: Carlos Ianibelli / VD Filmes
A 12ª geração do Toyota Corolla é um sucesso de vendas no Brasil. Único com versão híbrida, o modelo é responsável pela metade das vendas do seu segmento, que tem concorrentes de peso como Honda Civic, Chevrolet Cruze e Volkswagen Jetta.
O modelo é oferecido em cinco versões e duas opções de motorização no mercado brasileiro. Com motor 2.0 Flex de 177 cavalos temos a Gli com preço a partir de R$110.190,00, XEi com preço a partir de R$121.690,00 e Altis Premium com preço a partir de R$140.690. E com motor híbrido Flex de até 123 cavalos temos a Altis Hybrid, que tive a oportunidade de conhecer e avaliar para o Jornal Alpha Autos, Jornal BLEH! e Blog Alpha Lazer com preço a partir de R$140.690,00 e a Altis Hybrid Premium com preço a partir de R$148.390,00.
O Toyota Corolla conta com duas opções de motores: 2.0L Dynamic Force flex com transmissão Direct Shift de dez marchas e injeção direta de 177 cavalos e o inédito sistema híbrido, que faz dele o carro movido a etanol mais eficiente do Brasil e tem até 123 cavalos de potência.
O sistema híbrido combina três motores, sendo um a gasolina de 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex, com até 101 cavalos de potência dois motores elétricos de 72 cavalos de potência, o que garante economia, aceleração suave e conforto ao rodar em qualquer tipo de condução.
Para a alimentação dos motores elétricos, o modelo é equipado com uma bateria híbrida de níquel-hidreto metálico, localizada embaixo do banco traseiro. E conta com um sistema de freios regenerativos, que acumula energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, o que alimenta a bateria híbrida.
Já a transmissão Hybrid Transaxle funciona por meio de planetária com engrenagem, praticamente eliminando perdas e atritos. Este tipo de transmissão entrega uma aceleração mais linear, que reduz ou aumenta continuamente as marchas de acordo com a demanda do motor, sem desperdiçar energia, e contribui para a economia de combustível.
Com a expectativa da chegada do SUV em 2021 (o Corolla Cross), por enquanto o modelo é oferecido exclusivamente na versão sedã. As laterais dos para-choques dianteiro e traseiro se sobressaem. Na frente, destaca-se a forma trapezoidal das laterais do para-choque que circundam a grade frontal inferior. A grade dianteira superior é conectada aos faróis de desenho longo e angular, que, por sua vez, alongam-se até as laterais do veículo.
Complementam o design uma grande grade na cor preta e os faróis de neblina de LED disponíveis nas versões XEi e Altis. A versão Altis híbrida conta com logomarca Toyota com acabamento na cor azul, características dos modelos com motorização híbrida da marca, enquanto o pacote Premium para essa versão oferece grade na cor black piano.
Na traseira, o desenho das lanternas está em harmonia com o porta-malas, enquanto o para-choque pronunciado de design moderno possui vincos marcantes. O design trapezoidal reverso do porta-malas e a queda acentuada nos cantos do para-choque procuram obter uma impressão unificada entre o design dianteiro e traseiro, criando assim uma aparência harmoniosa em todo o veículo.
Os novos faróis dianteiros com regulagem de altura e sistema automático de iluminação são de halogênio nas versões GLi e XEi em formato de três “J”, complementados pelas luzes diurnas DRL em LED colocadas abaixo da linha cromada que percorre toda a frente do veículo. Para a versão Altis, os faróis Bi-LED possuem desenho em formato de dois “J” com DRL que acompanha o mesmo design. A versão híbrida ainda possui acabamento na cor azul.
Com relação às lanternas traseiras, o design da lente e o acabamento cromado alternam sua direção para expressar uma aparência sofisticada com um senso de precisão. Enquanto a versão Altis híbrida e 2.0L Dynamic Force possui lanternas inteiras em LED, o conjunto nas versões GLi e XEi é de halogênio, com luz de freio, de ré e de neblina em LED.
Todas as versões possuem rodas de liga leve, sendo que na GLi é de 16” com acabamento na cor prata com pneus 205/55 R16, enquanto a XEi e Altis híbrida são de 17” com acabamento na cor prata. A versão Altis 2.0L Dynamic Force conta com acabamento na cor preto brilhante com pneus 225/45 R17, que é opcional para a versão Altis híbrida no pacote Premium.
Uma das novidades modelo é o teto solar elétrico com função antiesmagamento, melhorando a sensação de espaço e iluminação dentro da cabine, disponível de série para a versão Altis 2.0L Dynamic Force ou como opcional no pacote Premium para a versão Altis híbrida.
Com relação às dimensões gerais, o modelo possui 4.630 mm de comprimento, 1.780 mm de largura e 1.455 mm de altura, distância entre eixos é de 2.700 mm e o volume do porta-malas de 470 litros. Já o tanque de combustível comporta 50 litros nas versões a combustão e 43 litros na versão híbrida.
O interior do Toyota Corolla conta com volante de três raios com controles de áudio e computador de bordo, acabamento em couro e possui aletas para troca de marcha (paddle shift) nas versões XEi e Altis com motor 2.0L Dynamic Force.
O painel de instrumentos nas versões com motor 2.0L Dynamic Force conta com três mostradores, um circular, no centro, onde é possível visualizar o velocímetro e o nível de combustível; um semicircular do lado esquerdo, onde o motorista exibe o conta-giros e o termômetro do motor, e uma tela de TFT de 4,2” colorida do lado direito que mostra o computador de bordo, com informações como indicador de marcha, consumo de combustível, hodômetro, autonomia etc.
Já a versão Altis híbrida possui uma tela TFT de 7” digital e colorida, no centro do painel, exibindo o velocímetro e informações do computador de bordo. Enquanto o semicírculo do lado esquerdo possui um indicador do sistema híbrido, no lado direito é possível visualizar a informação de combustível e temperatura do motor.
O acabamento interno segue sendo um ponto de destaque com três tipos de acabamento dos bancos. A versão GLi conta com partes revestidas de tecido e de couro, ambos na cor preta. Já as versões XEi e Altis híbrida contam exclusivamente com partes revestidas de couro preto, enquanto a versão Altis 2.0L Dynamic Force e Altis híbrida com pacote Premium contam com partes revestidas em couro bege e marrom. Os ocupantes do banco traseiro contam com apoio de braços com porta-copos central.
O Toyota Corolla conta com ampla lista de itens de conforto, conveniência, tecnologia e segurança. Desde a versão de entrada GLi o modelo conta com ar-condicionado manual com filtro antipólen e ar quente, banco do motorista com regulagem para seis ajustes - altura, distância e inclinação – (também disponível na versão Altis híbrida), banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para quatro ajustes (distância e inclinação), direção eletroassistida progressiva (EPS), computador de bordo com tela TFT de 4,2” de alta resolução, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico por um toque e função antiesmagamento e sistema de áudio central multimídia Toyota Play com tela sensível ao toque de 8”, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets com Android Auto, Apple CarPlay e SDL.
No que se refere a equipamentos de segurança, conta com sete airbags, freios ABS com BAS e EBD, câmera de ré com linhas de distância com projeção na central multimídia, sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas no banco traseiro com ancoragem de três pontos, controle de estabilidade (VSC), tração (TRC) e assistente de partida em rampa (HAC), dentre outros.
A versão XEi adiciona os seguintes itens: ar-condicionado automático, controle de velocidade de cruzeiro, modo de seleção de condução Sport, paddle shift, sistema de destravamento das portas por sensores na chave (Smart Entry), sistema de partida por botão (Start Button/Push Start), faróis de neblina dianteiros em LED e espelho retrovisor interno eletrocrômico.
Já a versão Altis 2.0L Dynamic Force adota faróis dianteiros em LED e o exclusivo pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense, que inclui Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert – LDA), Controle de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC), Farol Alto Automático (Auto High Beam – AHB), e Assistente de Pré-Colisão (Pre-Crash System – PCS) com alerta sonoro e visual e, se necessário, frenagem automática (comandos podem ser controlados também pelo volante)
Além disso, tem como item de série o pacote premium composto por: ar-condicionado automático Dual Zone com sistema S-Flow, banco do motorista com regulagem elétrica para oito ajustes (altura, distância, inclinação ou altura com distância), espelhos retrovisores externos eletro-retráteis com regulagem elétrica e rebatimento automático ao fechar o veículo, teto solar elétrico, limpador do pára-brisa com sensor de chuva e faróis e lanternas traseiras em LED. Na versão híbrida, o Altis conta com painel de instrumentos com tela TFT de 7” digital e colorida com computador de bordo e como opcional o pacote Premium descrito acima. O Corolla híbrido não conta com o paddle shift no volante.
No comments:
Post a Comment