Texto: Sérgio Dias
Fotos: Divulgação
Durante o ano de 2022 a Ford anunciou que iniciaria a comercialização da linha Transit com transmissão automática em 2023. O momento chegou: a marca apresentou as versões minibus, com 15 ou 18 passageiros e vidrada, e furgão longo com teto alto, com capacidade de 12,4 m3 – esse último o Blog Ideias e Debates teve a oportunidade de conhecer e avaliar.
“A Transit Automática é mais um avanço e pioneirismo da linha, um produto esperado há muito tempo pelos clientes do segmento comercial e totalmente desenvolvido com foco na sua produtividade. “Além de reduzir a fadiga e a distração do motorista, ela tem um padrão de eficiência, economia e durabilidade que favorece o tempo de atividade e o custo total de operação do veículo”, diz Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul.
A linha Transit Automática chega com preços a partir de R$ 298.200,00 na versão minibus vidrada e de R$ 274.500,00 na versão furgão. Sua transmissão de dez marchas, com conversor de torque, oferece uma direção mais eficiente e confortável que contribui para diminuir o custo total de operação.
Durante a apresentação da linha a Ford apresentou um cálculo aproximado que mostra a realidade de um motorista profissional, que faz mais de 750 mil trocas de marcha por ano em um veículo com câmbio manual. Com a nova transmissão automática esse serviço é eliminado, aumentando o conforto do condutor que passa longos períodos no volante, com partidas e acelerações escalonadas, sem vibrações e asperezas.
A linha Transit com transmissão automática é equipada com motor 2.0 EcoBlue diesel, com 165 cavalos de potência e torque de 39,7 kgfm, que entrega força em aclives, segurança em declives e ultrapassagens, melhorando ainda mais a dirigibilidade.
Além da transmissão automática, o Transit chega com equipamentos exclusivos de série. Além dos mesmos itens exclusivos encontrados nos demais modelos da linha, ela é a única com auto start-stop, três modos de condução e modem de conectividade de fábrica, integrado à arquitetura elétrica do veículo, que permite receber alertas preventivos, agilizar o atendimento em caso de assistência, gerar relatórios com indicadores para o negócio, localizar o veículo e agendar e acompanhar serviços online.
Também vem de série com controle eletrônico de estabilidade e anticapotamento, controle de carga adaptativo, estabilização de vento lateral e assistente de partida em rampa (Sistema AdvanceTrac), computador de bordo com tela de 2,3”, multimídia SYNC Move com tela de 8”, Android Auto e Apple CarPlay e câmera de ré com sensor de estacionamento.
O volante multifuncional com excelente raio de giro, o isolamento acústico aprimorado e a segurança com nota máxima do EuroNCAP são outros diferenciais.
A versão minibus também é a única da categoria com assistência autônoma de frenagem com detecção de pedestres, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, estribo lateral elétrico e cintos de segurança de três pontos em todos os bancos de série.
Por se tratar de um veículo comercial, ter uma manutenção econômica é uma grande vantagem num mercado competitivo. Na linha Transit com transmissão automática, por não exigir a troca do kit de embreagem, ela reduz o número de paradas para serviço e tem um custo de manutenção do sistema da transmissão cerca de 70% menor.
A Transit Automática chega para dar sequência à expansão da linha de produtos da Ford Pro, que conta com uma estrutura dedicada e um portfólio completo de produtos e serviços para atender o cliente comercial em todas as suas necessidades.
“A Ford é líder global em soluções para veículos comerciais e com a chegada da Ford Pro estamos reforçando a nossa estrutura local para atender esse cliente de forma 100% dedicada”, finaliza Matias Guimil, gerente de Estratégia e Produto da Ford América do Sul.
No comments:
Post a Comment