Texto: Sérgio Dias
Fotos: Sérgio Dias
A Volvo Cars tem o compromisso de se tornar uma fabricante global de veículos totalmente elétricos até 2030 e, aqui no Brasil, só comercializa modelos híbridos, como os XC60 Recharge e XC90 Recharge ou elétricos, como os C40 Recharge e o XC40 Recharge, SUV de entrada da marca que tivemos a oportunidade de conhecer e avaliar.
Lançado no Brasil em 2018, o XC40 teve 2.395 unidades comercializadas naquele ano, quando sequer tinha versão híbrida. Em 2021, apenas com versões híbridas o modelo teve seu melhor desempenho, com 3.593 unidades emplacadas e mesmo assim a fabricante sueca entendeu que em 2022 apenas a versão 100% elétrica seria vendida no País.
A decisão pode ter sido acertada quando o assunto é rentabilidade, mas em volume o resultado foi uma queda expressiva no volume de vendas, chegando a apenas 1.915 unidades em 2022, média de 160 XC40 Recharge emplacados por mês. Em 2023 a média mensal está em 148 emplacamentos.
Uma coisa é certa: o Volvo XC40 Recharge é um excelente produto e tem qualidades de sobra para conquistar mais mercado. Atualmente o modelo é oferecido em duas versões: a Plus, que conhecemos, com um motor e preço a partir de R$ 329.950,00; e a Ultimate, com dois motores e preço a partir de R$ 399.950,00.
A versão Plus é equipada com a motorização P6 Single Electric com um motor de 231 cavalos de potência, 330 N.m de torque e bateria de 69 kWh, capaz de gerar uma autonomia de cerca de 231 quilômetros considerando o PBEV – Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
Já a versão Ultimate é equipada com a motorização P8 Twin Electric com dois motores, que combinados entregam 408 cavalos de potência e 660 N.m de torque. Com a bateria de 78 kWh, o carro oferece uma autonomia de 305 quilômetros pelo PBEV.
Um dos destaques do Volvo XC40 Recharge relacionado à motorização é o One Pedal Drive, recurso que pode ser acionado dentro do veículo e torna a aceleração e frenagem muito mais práticas através de um único pedal. Ou seja, para acelerar, basta pressionar o pedal e, para frear, é só ir aliviando o pé que o carro vai parando de acordo com a força que é exercida. Uma vez utilizando essa funcionalidade, a regeneração de energia se torna ainda mais eficiente, e ainda amplia a autonomia.
No design, a característica grade de entrada de ar ao motor deu lugar a um painel com o logo da Volvo Cars e uma inscrição Recharge nas colunas traseiras. As rodas de alumínio de 20 polegadas agregam o TPMS, o sistema de monitoramento de pressão dos pneus do modelo. O pacote de iluminação é completo com faróis FULL LED com função antiofuscante e farol de neblina em LED.
A retirada do motor também proporcionou mais espaço, já que o carro ganha um porta-malas frontal, além do espaço traseiro de 413 litros, que tem ainda a abertura e fechamento elétrico com a função hands-free na versão Ultimate.
Por dentro o layout limpo destaca os belos detalhes, como o revestimento dos bancos em microtech, que faz a harmonia perfeita com o carpete, volante e painel, que possui acabamento em Cutting Edge Aluminium. Outra novidade é o revestimento de chão que foi fabricado integralmente com plástico reciclável, mais uma das preocupações da marca com a sustentabilidade.
O Volvo XC40 Recharge ainda conta no interior com soluções de armazenamento inteligentes para garrafas de água, smartphones, portáteis, comidas e muito mais, bem como um compartimento frontal com o carregamento por indução para celulares.
Para ligar o veículo não há necessidade de dar a partida, pois o carro é ligado quando o condutor entra com a chave no bolso, afivela os cintos e seleciona o câmbio na posição D. Para desligar, basta colocar em P e sair do veículo.
O sistema de infoentretenimento conta com o sistema operacional Google Automotive Services, que integra o carro aos mais avançados recursos do Google, dando aos usuários a mesma experiência que eles estão acostumados em seus telefones.
Com o Google Assistente, os motoristas podem usar a voz para fazer as coisas, mantendo o foco na estrada. O assistente pode controlar a temperatura, definir um destino, tocar música e podcasts, e enviar mensagens, tudo isso apenas por comando de voz, sem tirar as mãos no volante.
O Volvo XC40 Recharge oferece ainda as mais avançadas assistências à condução, como a câmera 360 graus que, junto ao alerta de tráfego cruzado, com frenagem automática, auxilia e evita colisões em saídas e entradas de vagas de estacionamento.
O modelo conta também com sistema de alerta de mudança de faixa e sistema de alerta de ponto cego e com a tecnologia City Safety, que reconhece pedestres, ciclistas e animais de grande porte e pode frear e até esterçar o volante para evitar ou minimizar uma colisão.
Vem equipado com o Pilot Assist e Controle de cruzeiro adaptativo, que conta com sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e um sistema que comanda a aceleração e a frenagem auxiliando no deslocamento do veículo, por exemplo, ao contornar curvas abertas em rodovias, além de controlar a distância do carro adiante.
Também pensando em segurança, o XC40 Recharge possui a Care Key, que permite a regulagem do limite de velocidade através de uma programação com a chave principal e a Care Key. Assim, ao usá-la no carro, a máxima velocidade estabelecida fica demarcada e o veículo opera conforme programado.
Além disso, o sistema GAS integra o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência. Extremamente útil, permite ao condutor, por meio de seu aplicativo no smartphone, verificar o nível da bateria, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, dar partida remota e enviar destinos para o sistema de navegação, por exemplo.
No comments:
Post a Comment