Texto: Sérgio Dias
Fotos: Sérgio Dias
A Volvo Cars tem o compromisso de se tornar uma fabricante global de veículos totalmente elétricos até 2030 e, aqui no Brasil, só comercializa modelos híbridos, como os XC60 Recharge e XC90 Recharge ou elétricos, como os C40 Recharge e o XC40 Recharge, SUV de entrada da marca que tivemos a oportunidade de conhecer e avaliar.
Lançado no Brasil em 2018, o XC40 teve 2.395 unidades comercializadas naquele ano, quando sequer tinha versão híbrida. Em 2021, apenas com versões híbridas o modelo teve seu melhor desempenho, com 3.593 unidades emplacadas e mesmo assim a fabricante sueca entendeu que em 2022 apenas a versão 100% elétrica seria vendida no País.
A decisão pode ter sido acertada quando o assunto é rentabilidade, mas em volume o resultado foi uma queda expressiva no volume de vendas, chegando a apenas 1.915 unidades em 2022, média de 160 XC40 Recharge emplacados por mês. Em 2023 a média mensal está em 148 emplacamentos.
Uma coisa é certa: o Volvo XC40 Recharge é um excelente produto e tem qualidades de sobra para conquistar mais mercado. Atualmente o modelo é oferecido em duas versões: a Plus, que conhecemos, com um motor e preço a partir de R$ 329.950,00; e a Ultimate, com dois motores e preço a partir de R$ 399.950,00.
A versão Plus é equipada com a motorização P6 Single Electric com um motor de 231 cavalos de potência, 330 N.m de torque e bateria de 69 kWh, capaz de gerar uma autonomia de cerca de 231 quilômetros considerando o PBEV – Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
Já a versão Ultimate é equipada com a motorização P8 Twin Electric com dois motores, que combinados entregam 408 cavalos de potência e 660 N.m de torque. Com a bateria de 78 kWh, o carro oferece uma autonomia de 305 quilômetros pelo PBEV.
Um dos destaques do Volvo XC40 Recharge relacionado à motorização é o One Pedal Drive, recurso que pode ser acionado dentro do veículo e torna a aceleração e frenagem muito mais práticas através de um único pedal. Ou seja, para acelerar, basta pressionar o pedal e, para frear, é só ir aliviando o pé que o carro vai parando de acordo com a força que é exercida. Uma vez utilizando essa funcionalidade, a regeneração de energia se torna ainda mais eficiente, e ainda amplia a autonomia.
No design, a característica grade de entrada de ar ao motor deu lugar a um painel com o logo da Volvo Cars e uma inscrição Recharge nas colunas traseiras. As rodas de alumínio de 20 polegadas agregam o TPMS, o sistema de monitoramento de pressão dos pneus do modelo. O pacote de iluminação é completo com faróis FULL LED com função antiofuscante e farol de neblina em LED.
A retirada do motor também proporcionou mais espaço, já que o carro ganha um porta-malas frontal, além do espaço traseiro de 413 litros, que tem ainda a abertura e fechamento elétrico com a função hands-free na versão Ultimate.
Por dentro o layout limpo destaca os belos detalhes, como o revestimento dos bancos em microtech, que faz a harmonia perfeita com o carpete, volante e painel, que possui acabamento em Cutting Edge Aluminium. Outra novidade é o revestimento de chão que foi fabricado integralmente com plástico reciclável, mais uma das preocupações da marca com a sustentabilidade.
O Volvo XC40 Recharge ainda conta no interior com soluções de armazenamento inteligentes para garrafas de água, smartphones, portáteis, comidas e muito mais, bem como um compartimento frontal com o carregamento por indução para celulares.
Para ligar o veículo não há necessidade de dar a partida, pois o carro é ligado quando o condutor entra com a chave no bolso, afivela os cintos e seleciona o câmbio na posição D. Para desligar, basta colocar em P e sair do veículo.
O sistema de infoentretenimento conta com o sistema operacional Google Automotive Services, que integra o carro aos mais avançados recursos do Google, dando aos usuários a mesma experiência que eles estão acostumados em seus telefones.
Com o Google Assistente, os motoristas podem usar a voz para fazer as coisas, mantendo o foco na estrada. O assistente pode controlar a temperatura, definir um destino, tocar música e podcasts, e enviar mensagens, tudo isso apenas por comando de voz, sem tirar as mãos no volante.
O Volvo XC40 Recharge oferece ainda as mais avançadas assistências à condução, como a câmera 360 graus que, junto ao alerta de tráfego cruzado, com frenagem automática, auxilia e evita colisões em saídas e entradas de vagas de estacionamento.
O modelo conta também com sistema de alerta de mudança de faixa e sistema de alerta de ponto cego e com a tecnologia City Safety, que reconhece pedestres, ciclistas e animais de grande porte e pode frear e até esterçar o volante para evitar ou minimizar uma colisão.
Vem equipado com o Pilot Assist e Controle de cruzeiro adaptativo, que conta com sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e um sistema que comanda a aceleração e a frenagem auxiliando no deslocamento do veículo, por exemplo, ao contornar curvas abertas em rodovias, além de controlar a distância do carro adiante.
Também pensando em segurança, o XC40 Recharge possui a Care Key, que permite a regulagem do limite de velocidade através de uma programação com a chave principal e a Care Key. Assim, ao usá-la no carro, a máxima velocidade estabelecida fica demarcada e o veículo opera conforme programado.
Além disso, o sistema GAS integra o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência. Extremamente útil, permite ao condutor, por meio de seu aplicativo no smartphone, verificar o nível da bateria, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, dar partida remota e enviar destinos para o sistema de navegação, por exemplo.
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
No comments:
Post a Comment