Texto: Sérgio Dias
Fotos: Divulgação
A Iveco proporcionou para o Blog Ideias e Debates a experiência de rodar por cerca de cem quilômetros com o EcoDriver Otacir Mendes por estradas do interior do estado de São Paulo a bordo do caminhão pesado S-Way 6x2 480, modelo apresentado no Brasil no fim de 2022 e projetado para aliar robustez máxima, conforto, tecnologia e segurança de última geração.
A linha S-Way conta com o modelo que conhecemos, o 6x2 480, com 480 cavalos de potência e 2.450 Nm de torque, e também o 6x4 540, com 540 cavalos de potência e 2.550 Nm de torque. Ambos são produzidos na fábrica da montadora em Sete Lagoas, Minas Gerais.
Com a linha S-Way a Iveco mostra que um caminhão pesado pode ser bonito. Seu design, além da beleza e aerodinâmica otimizada, traz as características requisitadas pelos clientes, como a robustez para encarar os desafios mais severos e oferecer durabilidade e confiabilidade máxima para todos os tipos de missões do mercado.
Suas lanternas e faróis full são em LED direcionais & DRL, que proporcionam melhor condição em qualquer ambiente: noite, dia, chuva e neblina.
Seu interior conta com central multimídia com Apple Car Play e Android Auto; volante multifuncional; sistema keyless; basculamento elétrico da cabine; cybersecurity, módulo que protege o veículo contra ataques cibernéticos; cluster TFT colorido; Driver Style Evaluation, que fornece informações em tempo real para o motorista e frotista sobre sua condução e como atingir eficiência e performance máxima; e check de luzes remoto com acionamento simples pela chave.
A Iveco oferece na linha S-Way dois modelos de cabine: AS com 2,5m de largura e AT com 2,3m de largura. Com seu espaço interno, elas se tornam a casa e o escritório para o motorista e contam com nova cama com material visco elástico; novo banco estilo ‘assento de cinema’; mais de 15 porta-objetos focados no dia a dia do motorista; ar-condicionado digital; banco e volante em couro com comandos integrados; geladeira; iluminação interna personalizável em cor e intensidade; painel de comando na cama; cortinas na cama e banco e entradas USB.
A linha Iveco S-Way é equipada com o motor FPT Cursor 13 com injeção Common-Rail, novo turbocompressor e-VGT e transmissão ZF Traxon de 12 velocidades, conjunto que proporciona produtividade com mais potência, torque em baixas rotações e baixo consumo de combustível.
O FPT Cursor 13 Common Rail e-VGT também apresenta uma nova estratégia de funcionamento do freio motor com quatro estágios, tecnologia exclusiva da montadora e o único sistema do segmento capaz de fazer o veículo obter uma parada total, o que proporciona um grande benefício para o veículo.
Além de maior segurança na frenagem, o sistema traz redução do custo operacional ao minimizar a necessidade do uso do freio de serviço. E presenciamos isso na prática, pois é possível fazer todo o trajeto de 100 quilômetros sem a necessidade de os freios serem acionados.
A conectividade já é realidade no transporte de cargas com sistemas de telemetria e gestão de frota que proporcionam uma série de benefícios para o transportador. A Iveco traz na linha S-Way a plataforma Iveco ON, serviço integrado que tem como objetivo maximizar a produtividade e disponibilidade do veículo em longo prazo.
Um dos pontos de destaque é a possibilidade de assistência técnica remota que permite corrigir possíveis falhas e atualizar o veículo a distância, diretamente do Control Room da marca. Pela central multimídia, o cliente se conecta na central de comando da IVECO e recebe instruções e atualizações sobre o seu veículo.
Principais destaques da linha Iveco S-Way:
· Forte e confortável: projetado para superar qualquer desafio e oferecer viagens tranquilas, aliando desempenho e conforto.
· Conectado e inteligente: assistência remota de última geração e conexão total do motorista e do frotista com o caminhão
· Potente e econômico: muita potência, baixo custo de manutenção e alta eficiência de combustível, com redução de até 15% no consumo; e
· Seguro: Cabine reforçada, retrovisores com grande angular, para-choque tripartido e muito mais
No comments:
Post a Comment