Texto: Sergio Dias
Fotos: Sergio Dias
Para quem é apaixonado por carro, o ronco do motor é música de qualidade para os ouvidos. E, quando você tem a oportunidade de, além de ouvir, acelerar um carro assim, o prazer de dirigir está de volta! E foi essa a sensação que tivemos na última semana com o Abarth Pulse, o primeiro SUV da marca do escorpião no mundo.
A Abarth foi fundada em 1949, fruto da paixão de Carlo Abarth, piloto de corridas, que nasceu no dia 15 de novembro e, por ser do signo de escorpião, escolheu o animal para ser o símbolo da marca. Em 1971 a Fiat, que hoje faz parte do Grupo Stellantis, comprou a empresa.
O modelo avaliado foi desenvolvido e é produzido no Polo Automotivo da Stellantis em Betim, Minas Gerais. É equipado com motor Turbo 270, tem 185 cavalos de potência, torque de 270 Nm e câmbio automático de seis velocidades. Com esse conjunto o Abarth Pulse acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e sua velocidade máxima é de até 215 km/h.
O Abarth Pulse vem equipado com paddle shifters, mais conhecidos como “câmbio borboleta”, que ficam logo atrás do volante e, com apenas um toque, é possível trocar de marcha.
O SUV possui três modos de direção disponíveis: Normal, com foco em esportividade e conforto; Manual, trazendo versatilidade e personalidade; e o Poison, exclusivo da Abarth, com resposta rápida, envenenada e muito mais fun-to-drive.
Até mesmo a sonoridade do motor está mais esportiva, devido ao novo sistema de exaustão. Para isso, foi realizado um trabalho minucioso para atingir a afinação perfeita de um som vibrante e empolgante.
Visualmente e até pelo nome é fácil identicar que a carroceria do Abarth Pulse é a mesma Fiat Pulse – não seria errado dizer que se trata de uma versão mais apimentada do SUV. Para mostrar diferenças entre os modelos, o Abarth traz modificações específicas, como nova calibração do câmbio, que deixam as trocas mais rápidas, esportivas e deliciosamente prazeroso de dirigir.
As suspensões trazem mais estabilidade e dirigibilidade com molas e amortecedores até 13% mais firmes. A suspensão dianteira ganhou nova geometria e barra estabilizadora de maior diâmetro. Já a traseira tem eixo com maior rigidez à torção. A rolagem da carroceria ainda ficou 10% menor, o que ajudou a manter a altura elevada.
O design do Abarth Pulse conta com detalhes em vermelho, cor característica da marca, começar por uma faixa lateral. O retrovisor e uma linha no para-choque dianteiro também seguem a mesma estética e cor. Os badges Abarth estão presentes tanto na lateral quanto na dianteira. A Fiat Flag também está presente na grade.
Na parte frontal do SUV há um aplique superior com design de fibra de carbono e a grade flutuante com abertura de ar dedicada. Também traz elementos para melhorar a aerodinâmica, como o air curtain e o para-choque frontal mais baixo e largo.
Já na parte de trás, traz exclusividade na antena shark superesportiva, a assinatura Abarth e um para-choque traseiro que reforça o DNA Abarth Racing com escapamento com ponteira dupla cromada de três polegadas e ronco característico da marca.
No interior o símbolo do escorpião está presente em 13 pontos, como no encosto dos assentos, centro do volante, badge do painel, em uma etiqueta no câmbio e até na tampa do motor.
Os bancos exclusivos em couro ecológico preto, o apoio de braço e o volante trazem costuras no tom vermelho, assim como a coifa do câmbio. Há também uma faixa vermelha presente no painel e a letra "E" do nome Pulse no badge traseiro também vem nesse tom.
Para completar, o console central possui aproveitamento máximo dos espaços, com diversos porta-objetos. Já o cluster digital é personalizável e traz a mesma estética esportiva Abarth.
Equipado com rodas mais largas de 17” para mais estabilidade e pneus mais aderentes, o modelo também possui uma direção mais direta e precisa – há uma opção de roda com aro 18", trazendo design mais esportivo. O sistema de freio foi redimensionado para não perder seu legítimo DNA Abarth.
Nos quesitos segurança e tecnologia o Abarth Pulse traz diversos itens de série, como a central multimídia de 10,1 polegadas com o Connect////Me, plataforma de serviços conectados que conta com mais de 30 funcionalidades. O usuário pode ter acesso a informações do seu veículo, como diagnósticos e a localização pelo smartphone, smartwatch ou até através de um assistente pessoal como Alexa ou Google Assistant.
Além disso, o SUV vem equipado com sistemas avançados de assistência à direção com as seguintes funcionalidades: comutação automática de faróis, alerta de mudança de faixa e frenagem automática de emergência. Também possui freio de estacionamento eletrônico automático com Auto Hold, em que mantém o freio acionado após retirar o pé do pedal, trazendo mais conforto ao dirigir. O modelo conta ainda com airbags frontais e laterais de tórax e cabeça para motorista e passageiros de série.
O SUV ainda vem com wireless charger para smartphones, cluster full digital 7" específico Abarth com informações como pressão do turbo, força G e potência na tela principal, ar-condicionado automático digital, faróis e lanternas full led, faróis com acendimento automático, sensor de chuva com acionamento automático dos limpadores de parabrisa e Keyless Entry'n Go. Para completar, quando o cliente liga o veículo, há o welcome movement Abarth no cluster e na tela da central multimídia.
Notas Rápidas, por Sérgio Dias
Nissan investe no Brasil para renovar e ampliar seu portfólio
A Nissan anunciou que ampliará seu plano de investimentos 2023-2025, chegando a até R$ 2,8 bilhões, para produzir dois novos SUVs e montar um motor turbo no seu Complexo Industrial de Resende, no estado do Rio de Janeiro.
"Guiados pela nossa visão Ambition 2030 e levando em consideração as necessidades e realidades do Brasil e da América do Sul, temos uma estratégia local que garantirá a nossa transformação nos próximos anos. Precisamos demonstrar o nosso compromisso com novas ações para construir uma base sólida e seguirmos evoluindo ainda mais e, assim, contribuir para atingir os nossos objetivos globais", disse Makoto Uchida, Presidente e CEO da Nissan Motor Co.
Ferramenta ajuda motoristas a entender seus custos e planejar as finanças
A StopClub apresentou a funcionalidade “Cálculo de Custos”, que vai ajudar os motoristas por aplicativo e qualquer autônomo que trabalha com um veículo a entender seus custos e a calcular seu ganho líquido real de acordo com o número de horas trabalhadas e o total de quilômetros rodados.
Dessa forma, esses trabalhadores poderão planejar melhor suas finanças e entender quanto realmente estão ganhando ao prestar esse tipo de serviço. Com base em alguns valores fornecidos pelo usuário e do seu perfil a nova ferramenta calcula o ganho real líquido que ele tem.
Mercedes-Benz abre inscrições para o “Programa de Estágio 2024”
A Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus abriu as inscrições para o “Programa de Estágio 2024” no site https://mercedes-benzcaminhoeseonibus.gupy.io/jobs/5827194 e o prazo que se encerrará no dia 31 de janeiro de 2024.
O processo seletivo contempla 65 vagas para atuação nas unidades de São Bernardo do Campo (SP), Juiz de Fora (MG) e Escritórios Regionais, e se destina a alunos de graduação universitária matriculados, a partir do 2º ano, nos cursos de Administração, Recursos Humanos, Comunicação, Engenharia, Tecnologia da Informação, Finanças e Controlling, Vendas e Marketing, Juridico e Arquitetura e Urbanismo, entre outros.
Volvo Car anuncia o C40 Recharge Plus no mercado brasileiro
A Volvo Car anuncia o C40 Recharge Plus para o mercado brasileiro, que chega equipado com o Single Motor posicionado na parte traseira do veículo, bateria de 69 kWh, autonomia de 385 no INMETRO e 238 cavalos de potência.
Além da Plus o modelo também será oferecido na versão Twin Ultimate e tem preço a partir de R$ 314.950,00.
Inmetro divulga autonomia do GWM Ora 03 Skin
O GWM Ora 03 Skin, equipado com bateria de 48 kWh, tem autonomia de 232 quilômetros, segundo dados fornecidos pelo PBEV – Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, coordenado pelo Inmetro.
“O Ora 03 Skin é um carro moderno, jovem, com design empolgante e prioritariamente urbano. Por isso, sua autonomia atende totalmente o perfil de uso de seus proprietários”, destaca Andre Leite, head das linhas de produto Haval e Ora da GWM Brasil.
Toyota amplia portfólio da linha Hilux com a versão SRX Plus
A Toyota ampliou a linha Hilux com a versão SRX Plus, concebida para melhorar a experiência de condução em termos de conforto a bordo e comportamento dinâmico e preço a partir de R$ 334.890,00.
A Hilux SRX Plus é equipada com o motor turbodiesel 1GD 2.8L 16V de 204 cavalos de potência e torque de 50,9 kgfm a 2.800 rpm. A versão conta com transmissão automática de seis velocidades e dispõe de bloqueio do diferencial traseiro, além de controle de descida e subida.
“Dream Car Museum” será inaugurado em dezembro na cidade paulista de São Roque
O “Dream Car Museum” confirmou que será aberto ao público em dezembro em São Roque, cidade distante 63 quilômetros da capital paulista.
Mais do que uma mostra permanente de veículos antigos, o complexo de lazer e entretenimento foi projetado especialmente para toda a família e inclui kartódromo, parque de diversões temático, 23 lojas, quatro restaurantes, salão de eventos e até uma igreja. Mais informações em https://www.dl7tickets.com.br/dreamcarmuseum.
No comments:
Post a Comment