Tuesday, June 11, 2024

Parquetur assume o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães





Consórcio Parques FIP - Fundos de Investimento em Participações administrará o uso público do parque por 30 anos


Foi assinado o contrato que oficializa a concessão do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, localizado no Estado do Mato Grosso, à Parquetur, empresa que é administradora do uso público de parques naturais. O leilão havia sido vencido pela Parquetur em dezembro de 2023 e aguardava a formalização.

O parque abriga algumas nascentes dos rios formadores do Pantanal


“Esta é uma conquista extremamente importante para a Parquetur e será uma honra para nós contar com o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães no nosso portfólio”, afirma Pedro Cleto, diretor-executivo da Parquetur. 

Com a nova aquisição, a Parquetur se firma como uma das maiores concessionárias do setor de parques naturais no Brasil. De acordo com o edital, já estão previstas as áreas de visitação onde a Parquetur atuará, como a região do Véu de Noiva, São Jerônimo e Rio Claro. 

Entre seus principais atrativos, estão Véu de Noiva, Circuito das Cachoeiras, Casa da Pedra, Morro de São Jerônimo, Cidade de Pedra e Vale do Rio Claro


A previsão é de que seja feita a manutenção de trilhas, além da construção dos serviços de alimentação, da renovação da sinalização e da implantação de um serviço de transporte interno e de um centro de visitantes com exposição permanente. O investimento inicial será de R$ 18,5 milhões.

Cabe ressaltar que, em contratos de concessão como este, a gestão dos parques como um todo é de responsabilidade do poder concedente; no caso do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, o poder concedente é o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio). 

Na prática, isto significa que todas as concessões contam com um plano de manejo a ser seguido pelo concessionário e que o que não estiver previsto neste plano, como a instalação de uma nova atração, por exemplo, deverá ser aprovado previamente pelo poder concedente.

Criado em 12 de abril de 1989, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães está localizado entre os municípios de Cuiabá e a Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. Trata-se de uma área com 32.630 hectares, responsável por proteger boa parte do ecossistema local e, com isso, prezar pela segurança dos recursos naturais e sítios arqueológicos da região.

Um de seus grandes atrativos diz respeito às suas formações geológicas, assim como às suas áreas de origem marinha e desértica. Inclusive, é exatamente por conta dessas características que a Chapada dos Guimarães é conhecida por já ter sido "mar e deserto" ao longo da história.

O parque abriga algumas nascentes dos rios formadores do Pantanal, que também contribuem para o abastecimento de água da população da cidade, e 659 espécies de vegetais, 242 de aves, 76 de mamíferos e 44 de peixes ao todo. Além disso, ao caminhar pelos seus trajetos, é possível se deparar com belezas únicas, contemplando toda a fauna e a flora originárias do Cerrado.

Entre seus principais atrativos, estão Véu de Noiva, Circuito das Cachoeiras, Casa da Pedra, Morro de São Jerônimo, Cidade de Pedra e Vale do Rio Claro. Suas paisagens únicas e seus sítios arqueológicos remontam à história do povoamento da região. Em 2000, foi declarado como Reserva da Biosfera do Pantanal.

“Não se trata apenas de mais um parque, mas de um parque nacional que tem muita relevância no cenário natural e na biodiversidade do Brasil, dono de uma beleza sem igual, com formações rochosas impressionantes. Estamos desde já empenhados e nos preparando para administrar o uso público desta verdadeira joia brasileira”, finaliza Cleto.

No comments:

Jornal BLEH!

Followers

Blog Archive