Wednesday, June 24, 2009

Flipinha transforma Paraty o ano inteiro

Programa educativo acontece ao longo do ano junto às escolas de Paraty e tem programação especial na FLIP

Imprensa FLIP

A Flipinha – Programa Educativo compreende uma série de atividades que acontecem ao longo do ano em Paraty. A Flipinha culmina em uma programação especial em julho, durante a FLIP. Este ano, ela vai reunir alguns dos principais nomes da literatura infantil e juvenil do país. De 1 a 5 de julho, Ruth Rocha, Bia Hetzel, Anna Claudia Ramos e Carlos Heitor Cony, entre outros escritores, conversam com mais de 4 mil crianças das redes pública e privada da cidade.

Em sua 7a. edição, a Flipinha envolve 10 mil crianças, 600 professores, 30 apresentações de escolas e 24 autores convidados. A programação também cresceu. Como afirma Cristina Maseda, coordenadora-geral da Flipinha, “em 2003, tínhamos uma única oficina, a Ser Escritor Durante a FLIP. No ano seguinte, inserimos o Arte na Praça e aos poucos as atividades ganharam corpo. Em 2005, criamos a primeira biblioteca infantil e juvenil de Paraty, hoje com mais de 6 mil livros. Atualmente realizamos todo ano um Ciclo de leituras que tem como tema o autor homenageado, além da série de Oficinas e das Cirandas de Bonecos”.

Com a homenagem a Manuel Bandeira, a Flipinha promove pela primeira vez uma Oficina de Declamação de Poesia. “A poesia é interativa e proporciona um maior número de brincadeiras com as crianças”, completa Gabriela Gibrail, coordenadora de programação da Flipinha.

Nesta 7a. edição, a Flipinha estreia site próprio. No endereço www.flipinha.org.br, é possível acompanhar notícias sobre programação, autores, ver fotos e acessar a versão digital do Manual Flipinha 2009.

Flipinha, um programa permanente

A Flipinha é realizada em parceria com as escolas públicas e particulares, rurais e costeiras, ao longo de todo o ano. Durante a FLIP, uma programação exclusiva leva a Paraty alguns convidados muito especiais. Em 2009, serão 24 autores debatendo temas ligados à formação de leitores e à literatura infantil e juvenil.

As atividades do Programa Educativo acontecem de janeiro a dezembro, em práticas de incentivo à leitura e de valorização do patrimônio cultural, o que torna a Flipinha uma ação contínua, promovida pela Casa Azul, associação que organiza a Festa Literária.

A principal ação da Flipinha é o programa que aproxima os estudantes e professores da vida e da obra dos escritores. O Manual Flipinha 2009, dirigido aos professores de Paraty, traz informações sobre Manuel Bandeira, homenageado da FLIP 2009, e sobre os autores convidados. O programa criou uma Biblioteca infanto-juvenil na sede da Casa Azul em Paraty e mantém acervos de livros em vinte escolas públicas rurais e costeiras.

A Flipinha é um dos projetos do Núcleo de Educação e Cultura da Associação Casa Azul, cujo objetivo maior é promover a valorização da cultura local e transformar Paraty em uma cidade de leitores.

No comments:

Jornal BLEH!

Followers

Blog Archive