Texto: Sérgio Dias
Fotos: Divulgação
Tivemos a oportunidade de conhecer e avaliar essa semana a versão Midnight do Chevrolet Cruze. Com preço a partir de R$ 142.650,00, ela se junta à LT, LTZ, Premier e RS na busca de tentar fazer alguma frente ao Toyota Corolla, líder do segmento com muita folga.
Com o fim da produção do Honda Civic no Brasil, a linha Chevrolet Cruze passou a ter mais protagonismo no mercado brasileiro. Se em 2021 o modelo fechou o ano na terceira posição com cerca de 7.000 unidades vendidas, esse ano ele fechou o primeiro semestre na segunda posição com quase 5.000 unidades.
Nesse segmento, uma curiosidade sobre o “primo” Monza, que na década de 1980 conseguiu ser o modelo mais vendido no Brasil por três anos: em 1984, 1985 e 1986. Naquela época o modelo disputava mercado com o Volkswagen Santana e com o Ford Del Rey e reinava absoluto.
Voltando ao presente e falando do Chevrolet Cruze Midnight, assim como as outras versões ele é equipado com motor turbo de 153 cavalos e transmissão automática de seis velocidades.
O modelo trouxe para o mercado brasileiro um novo conceito para a versão Midnight da Chevrolet: além do tradicional preto Ouro Negro, o cliente terá mais opções de cores metálicas para a carroceria. São elas o Azul Eclipse e o Cinza Satin Steel.
Na dianteira, o destaque começa pela gravata Chevrolet com fundo preto e pela moldura em cromo escurecido da barra que divide as duas entradas de ar do motor turbo. A grade com elementos estéticos internos alusivos à tecnologia é própria do sedã. Faróis com máscara negra com luz de condução diurna em LED e luzes auxiliares tipo canhão completam o conjunto.
Na lateral, as rodas aro 17 em dois tons mesclam pela primeira vez o preto com o cromado. Um filete do mesmo metal faz a harmonização com as maçanetas. Já o logo Midnight fica na parte inferior da porta dianteira, alinhado com os retrovisores externos.
A ausência de frisos é proposital, para que os vincos da carroceria sejam evidenciados, assim como a silhueta do veículo marcada pela caída do teto semelhante ao de um cupê. A seleção para as opções de cores externas considerou também a composição de pigmentos das tintas que refletissem com maior precisão a luz, evidenciando os vincos e o dinamismo do veículo.
E, apesar da traseira propositalmente mais curta do que de sedãs tradicionais, o Cruze Midnight entrega amplo espaço tanto para cinco passageiros como para bagagens. O entre-eixos mede 2.700 mm e o porta-malas acomoda até 440 litros.
Internamente, os acabamentos desde os do forro do teto até os revestimentos soft touch de portas e painel ganham tons predominantemente escurecidos também, bem como sugere o nome da versão.
O Cruze Midnight ainda reúne equipamentos de comodidade como revestimento premium dos bancos e painel, ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura mais sistema automático de recirculação, partida por botão, chave eletrônica para travamento e destravamento das portas e da tampa traseira com sensor de aproximação, além de regulagem de altura dos faróis, sensor de estacionamento traseiro, controlador de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade.
Em relação ao pacote de itens de segurança, o modelo traz airbag frontal, lateral e de cortina, aviso sonoro para utilização do cinto de segurança em todos os assentos, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores e controle eletrônico de estabilidade e tração com a função de assistente de partida em aclive.
O Cruze Midnight conta também com MyLink com Apple Car Play e Android Auto, Wi-Fi nativo, OnStar para serviços de emergência e segurança, myChevrolet app para comandar funções do carro a distância, além de tecnologia OTA (over the air), capaz de promover atualizações de sistemas eletrônicos do veículo via internet.
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