Texto: Sérgio Dias
Fotos: Sérgio Dias e Divulgação
Durante o primeiro semestre de 2022 a coluna conheceu e avaliou 23 modelos de veículos, das mais diversas marcas, nacionais e importados, a combustão, híbridos e 100% elétricos.
O modelo que fechou o semestre foi o JAC E-JS4, SUV 100% elétrico que fez sua estreia no Brasil em agosto de 2021 e que, por incrível que pareça, manteve seu preço de lançamento até agora: a partir de R$ 249.900,00.
Fabricado na China, o modelo foi desenhado no JAC Design Center, na Itália e contou com a total supervisão da Volkswagen durante o seu desenvolvimento.
Você deve ter perguntado: o que a Volkswagen tem a ver com a JAC Motors? Vamos explicar. De olho na expansão da produção de carros elétricos, a Volkswagen comprou parte das operações da JAC Motors e com esse movimento passou a ter 75% de participação na joint-venture entre as fabricantes, iniciada em 2017 com o objetivo de estreitar a parceria.
Voltando ao E-JS4, o modelo é um dos nove veículos 100% elétricos comercializados pela JAC no Brasil. A oferta contempla desde o pequeno E-JS1, passando pelos SUVs e sedã, a picape iEV330P, além de van e até caminhão.
Uma das preocupações do cliente de um veículo 100% elétrico é, além do seu preço, qual a sua autonomia, quanto quilômetros vai poder rodar com uma recarga.
O JAC E-JS4 tem motor 150 cavalos de potência com 340 Nm de torques, capaz de rodar até 420 quilômetros com a carga completa, o que dá, em média, um consumo de 13 kWh por 100 quilômetros.
Durante parte da nossa avaliação fizemos o trajeto de ida e volta entre as cidades de São Paulo e Campinas (total de aproximadamente 200 quilômetros) com muita segurança.
O modelo é equipado com baterias de 55 kWh de capacidade máxima de carga, com sistema de refrigeração, capaz de manter a eficiência de operação por não permitir que altas ou baixas temperaturas externas interfiram nos módulos.
Com o exclusivo i-Pedal, ao tirar o pé do acelerador o motor elétrico se transforma em gerador e recarrega a bateria, podendo elevar a autonomia do veículo em até 20%. Além disso, utilizando o i-Pedal corretamente e antecipando as variações de velocidade no trânsito é possível ter pastilhas de freio com vida útil muito acima do esperado.
O design certamente é um dos destaques do E-JS4 e é fácil ver as pessoas observando o modelo por onde passa. Na dianteira, o grupo ótico é dividido em dois segmentos, cabendo às estreitas lanternas a função de acomodar as luzes diurnas em LED, com sistema DRL de série. Ao centro, a grade é larga e nas extremidades vêm os faróis.
Na lateral o modelo tem rodas com desenho exclusivo, para diferenciar do seu irmão T60 Plus, que é equipado com motor turbo. Na traseira o mesmo detalhe orgânico que forma o “V” invertido na dianteira está presente e para unir as duas lanternas, a marca adotou uma régua reflexiva entre elas.
Seu interior conta com o quadro de instrumentos Digital Active Info Display, com tela de TFT e oferece três modos de apresentação, selecionados por um botão no volante de direção.
Como diferencial de acabamento, molduras em black piano que envolvem o painel frontal com as superfícies revestidas em couro soft touch. O módulo de climatização possui central touch.
Multifuncional, o motorista praticamente não tira as mãos do volante para as operações mais usuais como comando das funções do rádio, tecla para atender o telefone celular, acionamento do controlador de velocidade e controles do computador de bordo.
Os bancos e laterais de portas também são revestidos em couro, sendo que a poltrona do motorista possui ajustes elétricos. O teto solar panorâmico finaliza o pacote de conveniências do modelo.
A central multimídia tem tela de 10,25” é centralizada no alto do painel de instrumentos e incorpora todos os recursos de conectividade, com compatibilidade para AndroidAuto e Apple CarPlay, além de câmera 360 graus e de ré, conexão Bluetooth, leitor de MP3 e entrada USB.
No comments:
Post a Comment