Texto: Sérgio Dias
Fotos: Divulgação e Sérgio Dias
A missão da Nissan Frontier, que o Blog Ideias e Debates teve a oportunidade de conhecer e avaliar na versão XE, não é nada fácil: disputar mercado em um segmento muito concorrido e que tem dois modelos disparados na liderança.
A picape fechou o ano de 2022 como a quinta mais vendida do mercado, mesma posição que em 2021. A liderança segue absoluta com a Toyota Hilux, seguida por Chevrolet S10, Mitsubishi L200 Triton e Ford Ranger.
Os números de 2022 deixam mais evidente o quanto o mercado é concorrido e tem grupos bem definidos: os da liderança, com Hilux (48.565) e S10 (27.132); os intermediários, com L200 Triton (15.822) e Ranger (14.285); e os de entrada, com a Frontier (8.656) e Amarok (6.004).
É importante observar que durante o ano de 2023, além das possíveis renovações de design dos modelos que já estão no mercado, como Ranger e Amarok, teremos a entrada de um modelo da Stellantis no segmento, o que certamente deve agitar o muito as posições de vendas.
Voltando a falar especificamente sobre a linha Nissan Frontier 2023, ela conta com seis versões: S MT 4x4, a única manual e motor com 163 cavalos de potência; e as SE 4x4 AT, Attack 4X4 AT, XE 4x4 AT, Platinum 4x4 AT e PRO4X 4x4 AT, todas automáticas e motor com 190 cavalos de potência.
A versão XE 4x4 AT avaliada se posiciona entre a Attack e a Platinum em matéria de conforto, equipamentos e preço.
É equipada com motor biturbo a diesel, de 190 cavalos e 45,9 kgfm de torque, e câmbio automático de sete velocidades com função de trocas manuais sequenciais.
Ele vem com uma extensa lista de equipamentos e recursos, como a abertura das portas sem uso da chave; rodas de liga leve aro 18; acabamento premium nos bancos; acendimento automático dos faróis com temporizador; ar-condicionado digital duas zonas; banco do motorista com regulagem elétrica para inclinação, distância e altura e suporte de lombar; câmera de ré; console central com apoio de braço em couro; sensor de chuva; para-sol com espelho e iluminação; sensor de estacionamento traseiro; estribo lateral; maçanetas externas e da caçamba cromadas; faróis dianteiros de LED; multimídia A-IVI de oito polegadas com Android Auto e Apple Car Play; seis alto-falantes, sendo dois dianteiros, dois traseiros e dois tweeters; e outros.
No design a linha Frontier 2023 tem grade e faróis com projetor de LED quádruplos em forma de C, que tornam a frente única e facilmente reconhecível. A grade segue um estilo “interligado” de design, recurso exclusivo encontrado da família de picapes da Nissan. Na parte traseira, as lanternas traseiras de LED mostram a sofisticação do novo design.
A caçamba também mereceu atenção especial. A picape agora apresenta uma excelente combinação de carga útil e volume. Para isso, o compartimento tem uma altura maior, tendo capacidade para receber até 1.054 litros de carga com capacidade de 1.043 quilos.
Para o conforto maior na hora de utilizar a caçamba, o para-choque traseiro tem um degrau que facilita o acesso e o uso. Dentro, o espaço tem ganchos com argola móvel em forma de “D” posicionadas na parte inferior, perto do assoalho, que dá mais opções de fixação de cargas dos mais diferentes tamanhos.
Cada um deles têm capacidade de carga de até 400 quilos. E ainda há uma tomada de 12V para permitir a conexão de dispositivos eletrônicos de lazer ou de trabalho. Além disso, a tampa do compartimento recebeu dois amortecedores que reduziram o peso na hora de sua abertura, permitindo que se possa manipulá-la com apenas uma mão.
Prática e confortável também é a cabine. Cada versão tem seu acabamento diferenciado, o que inclui diferentes materiais e texturas para os bancos que, na dianteira, segue a tradição da Nissan de serem “Gravidade Zero”. Eles são produzidos tendo como base tecnologia desenvolvida pela NASA para eliminar a fadiga e melhorar o conforto para o condutor.
O painel de instrumentos tem a maior tela TFT do segmento, de sete polegadas e com imagem de alta qualidade, que disponibiliza uma ampla gama de informações e configurações do veículo. Além dela, a picape ainda conta com uma tela de oito polegadas para o sistema multimídia no console central. Ela se conecta à smartphones e permite que os usuários ativem recursos convenientes, como streaming de áudio por Bluetooth, reconhecimento de voz e navegação.
A praticidade na vida a bordo, em qualquer situação, também foi pensada quando a picape foi desenhada. A picape é a única do segmento a ter teto solar e ainda possui ar-condicionado digital de duas zonas, saídas de ar para o banco traseiro e 27 compartimentos para acomodação de diferentes objetos por todo o interior.
Aumentando ainda mais a conveniência, três entradas USB para carregar dispositivos e garantir conectividade contínua estão disponíveis. Uma delas é Tipo C (no console), que pode suportar o carregamento de vários dispositivos. Há ainda duas entradas de 12V para carregar aparelhos na cabine – além da disponível na caçamba.
No console central, próximo da alavanca do câmbio, um seletor permite a escolha do modo de condução entre quatro opções: Standard, ideal para situações normais na cidade e estrada; Sport, que mantém a posição de marcha mais baixa levando a rotações mais altas e garantindo potência do motor e freio motor mais forte; Off Road, que modula o acelerador para manter as rotações altas e ganhar força em baixas velocidades; e Tow, ideal para ser usada com carga máxima ou ao se puxar um reboque. Fornece freio motor mais forte e mantém a posição de marcha mais baixa
Este recurso se une ao reconhecido sistema Shift-on-the-fly para seleção de tração, que permite a fácil troca entre as opções 4X2, 4X4 High e 4X4 Low. A versão PRO-4X ainda conta com o Bloqueio do Diferencial Traseiro, para garantir ainda mais disposição para enfrentar as adversidades.
A suspensão tem conjunto traseiro com sistema multilink e molas helicoidais, única entre os concorrentes, que trabalha em conjunto com um eixo rígido. Essa solução inovadora oferece um excelente balanço entre o conforto no passeio e alta estabilidade, sem abrir mão das capacidades no fora de estrada e no transporte de cargas. Já a suspensão dianteira de arquitetura com braço duplo assistido por barra estabilizadora garante o conforto e segurança.
Os freios apresentam a melhor solução disponível no segmento. São a disco nas quatro rodas. Para também reforçar a segurança, melhorar consumo de combustível e reduzir os desgastes dos pneus, a picape também vem equipado com TPMS – Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus.
Pensando no reboque dos mais diversos tipos de carga, o modelo ainda conta com Assistente de Oscilação do Reboque (TSA). Esse sistema detecta a oscilação do reboque por meio do monitoramento do balanço do veículo identificado pelo sistema VDC (Vehicle Dinamic Control), que reúne os controles eletrônicos de estabilidade e de tração. O TSA reduz a oscilação do reboque pela ativação do freio, sendo que o VDC controla a pressão do freio lado a lado para mitigar o balanço. É exatamente o balanço a principal causa de incidentes com trailers e reboques.
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