Texto: Anezio Lino e Sergio Dias
Fotos: Anezio Lino
Você tem acompanhado por aqui as avaliações semanais com diversos modelos de veículos, desde um simples hatch nacional até um luxuoso SUV importado. Agora temos uma importante e agradável novidade para os amantes de duas rodas: as avaliações de motocicletas.
O modelo que faz a estreia das avaliações de duas rodas é a Honda ADV 150, scooter equipada com motor de 149,3 cilindradas de partida elétrica, monocilíndrico de 4 tempos, refrigeração líquida e preço a partir de R$ 21.790,00.
A Honda ADV 150 tem um design imponente, iluminação full led, para-brisa ajustável e porta objetos prático e funcional. Conta com suspensão de longo curso, painel 100% digital, smart key, idling stop e tomada 12v.
A scooter é equipada com freios ABS e rodas 14” na dianteira e 13” na traseira. Seus pneus, que como comparação são mais largos que os que equipam a PCX, são de uso misto e proporcionam agilidade e segurança em terrenos irregulares.
Por falar na Honda PCX, elas atendem públicos diversos e não cabe uma comparação direta. Embora sejam equipadas com a mesma motorização, a diferença não está somente na aparência.
Enquanto a PCX atende com mais eficiência o piloto que faz uso mais frequente e regular na cidade, a ADV se adapta bem em estradas de terra em virtude dos pneus mais largos e de uso misto, tornando a pilotagem mais segura.
Sua suspensão de maior curso faz toda a diferença em vias irregulares e seu para-brisa ajustável alivia parte da pressão do vento, principalmente nas pistas expressas e rodovias que andamos durante a avaliação.
A Honda ADV 150 tem bom comportamento na cidade. Tem boa saída e seu desempenho é suave. Na estrada a velocidade de cruzeiro chega fácil a 90km/h, mas no painel chegou a marcar 103km/h - convenhamos que a finalidade de uma scooter não é correr.
É possível rodar em estradas de terra e solo arenoso ou de cascalho, contudo sem exageros. Parte do teste se deu na estrada Santa Inês, via que interliga a cidade de São Paulo com as cidades de Mairiporã e Caieiras cortando a Serra da Cantareira. Com seus trechos de aclives acentuados, o motor da Honda ADV 150 responde bem – claro que dentro de sua limitação de 149,3 cc.
O modelo atende bem as expectativas de usos urbano e eventual fora da cidade, mais off-road, próximo da natureza.
No comments:
Post a Comment