Texto: Sérgio Dias
Fotos: Sérgio Dias e Divulgação
O que determina o sucesso de um modelo no mercado brasileiro é o seu número de vendas. Quanto mais unidades emplacadas ou mesmo exportadas, maiores são suas chances de permanecer no portfólio da marca por muitos e muitos anos.
Nesse sentido o Volkswagen Virtus é uma incógnita, pois entrega segurança, espaço, tecnologia e dirigibilidade e mesmo assim não consegue chegar perto dos modelos líderes em seu segmento.
No ano cheio de 2021 o modelo foi o quinto sedã compacto mais vendido do Brasil, atrás dos Chevrolet Onix Plus, Volkswagen Voyage, Fiat Cronos e Hyundai HB20S. Já nesse ano, no acumulado até setembro, a modelo amarga a décima posição.
Oferecido nas versões de entrada Comfortline 200 TSI, com preço a partir de R$ 113.880,00 e que foi avaliada por nós e a topo Highline 200 TSI, com preço a partir de R$ 130.130,00.
Ambas as versões são equipadas com o motor de três cilindros e 999 cm³ de cilindrada 200 TSI, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção e entrega potência máxima de 128 cavalos com etanol e 115 cavalos com gasolina.
Elas são equipadas exclusivamente com a transmissão automática de seis velocidades, que oferece a opção de trocas manuais sequenciais Tiptronic, operada por meio da alavanca de câmbio ou pelas aletas no volante – popularmente conhecidas como borboleta.
Ainda existe a opção de o motorista acionar o modo esportivo (posição “S”), que altera os momentos das trocas de marchas para rotações mais elevadas, proporcionando aceleração mais rápida, para um comportamento mais dinâmico do veículo.
Esse conjunto de motor e transmissão leva o Volkswagen Virtus de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e atinge velocidade máxima de 194 km/h quando abastecido com etanol.
Um dos destaques do modelo é a central de infotainment VW Play. Ela conta com tela de 10,1 polegadas, além de apps para navegação, estacionamento, seguro, pedágio, áudio livros e muitos mais.
O sistema tem uma funcionalidade simples e intuitiva, em uma tela de altíssima resolução, e conta com o VW Play Apps, loja de aplicativos que atualiza e agrega novos apps constantemente.
Versão Comfortline 200 TSI
São destaques do Volkswagen Virtus Comfortline 200 TSI a direção elétrica, sistema de alarme com comando remoto, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, descanso de braço dianteiro com porta-objetos, saídas de ar traseiras e portas USB para carga, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tilt down no lado direito, faróis de neblina com luz de conversão estática, fixação da cadeirinha de criança com sistema ISOFIX, faróis de neblina com luz de conversão estática e volante multifuncional.
Versão Highline 200 TSI
São destaques do Volkswagen Virtus Highline 200 TSI direção elétrica, acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor, sistema de alarme com comando remoto, sensor de estacionamento dianteiros e traseiros, ar-condicionado digital "Climatronic" com filtro de poeira e pólen, câmera traseira, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, descanso de braço dianteiro com porta-objetos, saídas de ar traseiras e portas USB para carga, fixação da cadeirinha de criança com sistema ISOFIX, painel digital "Active Info Display", fárois com função "coming/leaving home" e luz de condução diurna em LED ao lado dos faróis de neblina, revestimento dos bancos em couro sintético "Native", revestimento lateral das portas em couro sintético "Native", rodas de liga leve 17" e volante multifuncional revestido em couro com shift paddles.
No comments:
Post a Comment