Wednesday, November 16, 2022

Nissan amplia autonomia do LEAF com a Rota Sul




Com outras empresas, marca oferece rede de eletropostos para interligar estados da Região Sul

Texto: Anezio Lino
Fotos e Vídeo: Divulgação

Fomos convidados pela Nissan para conhecer um trecho da Rota Sul, rede privada de eletropostos em parceria com a Zletric, Rede de Postos Sim e Movida interligando os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul com o objetivo de ampliar a segurança de quem trafega com um veículo 100% pela Região Sul do Brasil.


E nada como ações para mostrar que a mobilidade 100% elétrica pode ser viável no Brasil. Para isso a Nissan promoveu um teste-drive com o LEAF entre as cidades de Porto Alegre e Gramado, ambas no Rio Grande do Sul, numa distância de aproximadamente 110 quilômetros percorridos em cerca de duas horas.

A Nissan comercializa o LEAF, modelo 100% elétrico, desde 2010 na Europa com o lançamento da primeira geração. A segunda geração foi apresentada em 2016 e comercializada no Brasil a partir de 2019. A Nissan tem como uma das premissas fomentar e contribuir com a expansão de infraestrutura para implantação de novos pontos de recarga rápida.


A terceira geração do LEAF é comercializada no Brasil como linha 2023 e conta com um e-powertrain equipado com baterias de íon-lítio de 40 kWh, que entrega potência equivalente a 150 cavalos, torque de 32,6 kgfm e autonomia de até 272 quilômetros no Inmetro.

O modelo oferece três modos de condução, de acordo com a necessidade do condutor: ECO, que ajuda a limitar o desempenho do motor e a economizar energia; “B” (Brake), que usa uma frenagem regenerativa mais potente, para recarregar com mais eficiência a bateria, mas sem comprometer a potência do veículo; e “D” (Drive), o modo de operação normal com a potência máxima do motor.

O sistema de recarga está localizado na parte frontal do LEAF 2023 e, além da entrada tipo ChadeMo, para carga rápida, o modelo vem agora com entrada tipo 2, o padrão europeu, de sete pinos, mais comum nos pontos de recarga no Brasil. Na Rota Sul, na primeira fase, entraram em funcionamento quatro postos rápidos, com 60Kw e conectores Chademo e CCS, nas cidades de São Sebastião do Caí, Gravataí, Caxias do Sul e Três Cachoeiras. E um semirrápido, com 22Kw do Tipo 2, em Laguna.


A distância entre as cidades de Porto Alegre e Gramado está dentro do planejamento da Rota Sul, que conta com dez pontos com carregadores rápidos e semirrápidos em locais estratégicos, sempre numa distância de até 200 quilômetros em postos da Rede SIM. Para acessar os pontos e efetuar a recarga, o motorista deve baixar o aplicativo da Zletric. O aplicativo permite achar pontos de carga, habilitar um carregador utilizando o QR code e ver o histórico de cargas do usuário.

Um aliado na condução mais eficiente do Nissan LEAF 2023 é o e-Pedal, inovação que permite ao motorista simplificar movimentos na hora de acelerar, desacelerar e parar o carro, pois pode utilizar somente o pedal do acelerador para todas essas ações.

O funcionamento é extremamente simples: soltando o pedal do acelerador, o carro irá parar de forma gradual e suave, sem necessidade de se pressionar o pedal do freio. Essa tecnologia elimina a necessidade de os motoristas moverem constantemente o pé do pedal do acelerador para o de freio para reduzir a velocidade ou parar o veículo completamente.

A terceira geração do Nissan LEAF tem novos formatos de grade e para-choque dianteiro, faróis com acabamento interno preto, rodas de liga leve aro 17 de cinco raios e o novo logotipo da Nissan na grade dianteira, na tampa do porta-malas, no centro das rodas e no volante.


Os defletores de vento dianteiros e traseiros agora são pretos e foram modificadas, posicionadas nos quatro cantos das caixas de rodas, no difusor traseiro e no spoiler traseiro.

Para aumentar o conforto e a segurança o modelo ganhou sistema de áudio Bose, marca premium de som automotivo, composto por dois tweeters de uma polegada, dois alto-falantes de 6,5 polegadas de longo alcance nas portas dianteiras, outros dois alto-falantes de longo alcance de 5,25 polegadas nas portas traseiras, um amplificador e um woofer de 4,5 polegadas, ambos na área do porta-malas.

Um excelente destaque do LEAF 2023 é o retrovisor interno inteligente, uma tecnologia que faz com que as imagens da traseira do veículo sejam reproduzidas no retrovisor interno com tela de LCD, de forma clara, sem pontos cegos ou interferência dos apoios de cabeça do banco traseiro, por exemplo.

O Nissan LEAF 2023 tem recursos que permitem escolher a hora para recarregar a bateria e programar a climatização antecipada do veículo. São recursos inteligentes e de fácil utilização, pois funcionam como programar um alarme para lembrar de um compromisso ou para acordar.

O modelo também é equipado com um conjunto de tecnologias avançadas de segurança que forma o Nissan Intelligent Safety Shield. Esse escudo inteligente de segurança integra sistemas como: Alerta Inteligente de Mudança de Faixa, Sistema Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa, Assistente Inteligente de Frenagem de Emergência, Controle Inteligente de Velocidade, Sistema de Advertência de Ponto Cego, Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento, Alerta Inteligente de Atenção do Motorista, Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus e Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro.


Somados a itens como seis airbags, controles de estabilidade e tração, freios ABS com distribuição de força, sistema Isofix de cadeiras infantis e uma carroceria reforçada, o Nissan Intelligent Safety Shield ajuda o carro e o motorista a monitorar o movimento em seu torno, responder a ações inesperadas e a se proteger.

O Nissan LEAF 2023 também é equipado com controles de tração e estabilidade; sistema de partida em rampas; controle dinâmico de chassi, que reúne os controles inteligentes de freio e curvas e o estabilizador de carroceria; vidros elétricos; volante com revestimento sintético e comandos de som, computador de bordo; encosto do banco traseiro bipartido (60/40); porta-luvas com iluminação; luzes diurnas de led (DLR); ar-condicionado automático; multimídia A-IVI com tela colorida sensível ao toque, entre muitos outros.

No comments:

Jornal BLEH!

Followers

Blog Archive