Marca está investindo mais de R$ 10 milhões na ampliação de eletropostos apenas no estado de São Paulo
A frota de veículos eletrificados vem crescendo ano a ano no Brasil. Apenas nos sete primeiros meses de 2022 foram 23.033 emplacamentos, 31% mais que o mesmo período de 2021. Se for considerar o volume desde o início da série histórica iniciada em 2012, a frota já está superior a 100 mil veículos.
Para o uso urbano a autonomia oferecida pelos modelos comercializados no País atende plenamente as necessidades do dia a dia dos usuários, ainda mais que a grande maioria quando compra um modelo zero emissão acaba levando para casa o carregador doméstico. Como bons exemplos, modelos como os Volvo XC40 e o C40 têm autonomia na casa dos 400 quilômetros após o carregamento completo.
O desafio para as marcas que comercializam modelos zero emissão está no uso rodoviário: como recarregar a bateria em viagens que têm uma distância superior a autonomia do modelo?
A solução encontrada pela Volvo Car Brasil foi ampliar os pontos de recarga, primeiro com corredores elétricos nas rodovias no estado de São Paulo e, em outras fases do seu projeto, levar esse serviço para todo o Brasil. Além de gratuitos, eles podem ser utilizados por veículos de todas as marcas.
O quatro eletroposto rápido que a Volvo Car Brasil inaugurou em 2022 está na cidade de Porto Ferreira/SP, que possibilita sair de São Paulo e ir até Ribeirão Preto com mais segurança. “Este eletroposto está em uma região estratégia, pois faz a ligação para diversas grandes cidades do interior de São Paulo. Com fácil acesso, permite às pessoas irem e voltarem com mais comodidade e praticidade”, afirma Mirella Cambrea, gerente de Estratégia de Eletrificação da Volvo Car Brasil.
Além dos carregadores rápidos, que são utilizados somente para os carros elétricos, os eletropostos também recebem o Volvo Wallbox, para carregamento de veículos híbridos.
“Seguimos nosso plano de instalar 13 eletropostos rápidos somente nessa primeira fase. É um investimento pioneiro no Brasil e estamos, a cada dia, possibilitando aos proprietários de carros elétricos realizarem viagens intermunicipais com seus veículos”, finaliza Rafael Ugo, diretor de Marketing da Volvo Car Brasil.
Corredores elétricos
Somente nesta primeira fase dos corredores elétricos serão investidos cerca de R$ 10 milhões em 13 eletropostos, que abrangem cerca de 3.250 quilômetros saindo de São Paulo e ligando a cidades como Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Uberlândia (MG), Baixada Santista, Litoral Norte, entre outras.
Cada um dos pontos tem capacidade para carregar dois veículos simultaneamente e já foram instalados nas cidades de Cajati (SP) - Rod. Regis Bittencourt, São Sebastião (SP) - Rod. Dr. Manoel Hipólito do Rêgo, Avaré (SP) - Rod. Castello Branco e Porto Ferreira (SP) – Rod. Anhanguera.
O carregamento é gratuito, tanto para clientes Volvo, como para proprietários de veículos 100% elétricos de outras marcas e modelos. Para evitar interrupções e fornecer um serviço de qualidade aos clientes, o eletroposto tem monitoramento 24 horas e 7 dias por semana através de câmeras e dados do carregador. Além disso, para facilitar a rotina do condutor, todos os eletropostos da Volvo estão disponíveis no Waze com o nome de Eletroposto Carga Rápida Volvo.
Os carregadores rápidos de 150 kWh são capazes de carregar um veículo como o XC40 Recharge Pure Electric em cerca de 40 minutos.
As próximas rodovias que receberão os carregadores rápidos são: Botucatu (SP) – Rod. Marechal Rondon, São Carlos (SP) – Rod. Washington Luiz, Uberlândia (MG) – BR-050, Perdões (MG) – Rod. Fernão Dias, São Gonçalo do Sapucaí (MG) – Rod. Fernão Dias, Itaipava (RJ) – Rod. Washington Luiz, Cubatão (SP) – Rod. Dos Imigrantes, Ubatuba (SP) – Rod. Oswaldo Cruz e Jacareí (SP) – Rod. Presidente Dutra.
No comments:
Post a Comment